Novo Dacia Duster chegou, finalmente, a Portugal

O novo Dacia Duster chegou, finalmente, a Portugal, vários meses após o seu lançamento nos principais mercados da marca francesa.

Esta demora ficou a dever-se à taxação do novo Duster nas portagens nacionais, uma vez que as versões do novo Duster seriam alvo do pagamento de Classe 2, o que certamente penalizaria as vendas do novo modelo SUV da marca francesa.

No entanto, numa clara aposta no mercado nacional, o Grupo Renault decidiu alterar algumas linhas de montagem para produzir o novo Duster à medida do mercado nacional, com o objectivo de ser taxado como Classe 1 nas portagens. Assim, todos os Duster (4X2) produzidos para Portugal vão integrar um amortecedor específico, com um apoio da mola rebaixado em 20 milímetros. As molas vão variar em função dos pesos das diferentes motorizações e níveis de equipamento, com o objectivo de assegurar sempre o mesmo nível de conforto e de comportamento dinâmico, mas garantindo assim o pagamento de Classe 1 nas portagens portuguesas.

Ao nível estético, o novo Duster apresenta uma nova assinatura luminosa, que inclui faróis diurnos com LED na dianteira, repartidos em três segmentos. Também na traseira são visíveis novos faróis, formados por quatro quadrados vermelhos, que foram “empurrados” para as extremidades da carroçaria.

Também no interior existem novidades facilmente perceptíveis, desde logo na qualidade dos materiais e dos acabamentos. O painel de bordo é completamente novo, sendo fabricado num material mais nobre e suave ao toque. Os manómetros têm um novo desenho, enquanto os novos puxadores e apoios de braço (em espuma) integrados nos painéis das portas; e a alavanca de velocidades (mais curta) com inserções em cromado acetinado, acentuam a percepção de qualidade.

Ao nível do conforto destacam-se os novos estofos de malha 3D em relevo, com pesponto. Com maior capacidade de retenção e de apoio lombar, o banco do condutor beneficia agora de um apoio de braço e da possibilidade de ser regulado até 60 milímetros em altura (mais 20 mm que a anterior geração).

Uma das estreias neste novo Duster, e em toda a gama Dacia, é o alerta de ângulo morto, constituído por quatro sensores, instalados nas quatro extremidades da carroçaria, que detectam a presença de qualquer veículo na traseira ou lateralmente,
numa zona de três a cinco metros. Um testemunho luminoso (LED) situado no retrovisor exterior assinala, automaticamente, o perigo. Com o pisca activado, se algum veículo se encontrar na zona de ângulo morto, o testemunho luminoso LED do retrovisor pisca. Este sistema funciona quando o automóvel circula a uma velocidade entre 30 km/h e 140 km/h.

O Novo Duster oferece ainda um sistema de activação automática das luzes, assim como um cartão mãos-livres, que activa, automaticamente, o destrancamento das portas quando o condutor se aproxima e o respectivo trancamento quando se afasta. Graças ao botão start/stop, deixa de ser necessário recorrer à chave para accionar o motor.

Outras das novidades incluídas no novo Duster são o sistema de ajuda ao arranque em subida (Hill Start Assist) e o controlo em descida (Hill Descent Control), que permite controlar a velocidade de descida em pisos com inclinação bastante acentuada. Para além destes dois sistemas, destaque ainda para a câmara 360 graus em fora de estrada, que ajuda a detectar aquela vala mais pronunciada, a pedra de maiores dimensões ou aqueles obstáculos que até podem mudar o visual do automóvel.

O Novo Duster disponibiliza os motores a gasolina TCe 125 (apenas nas versões 4X2), associado a uma caixa manual de seis velocidades e o SCe 115 (também para versões 4X2) – que só estará disponível estará disponível posteriormente, com uma oferta Gasolina-GPL. Quanto ao Diesel, o motor dCi 110 está disponível nas versões 4X2 e 4X4, e sempre associado a uma caixa de comando manual de 6 velocidades.

Já disponível na Rede de Concessionários, desde o final da semana passada, o novo Duster pode ser comprado a partir dos €14.900 e inclui garantia de 3 anos ou 100 mil kms.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *