«

»

Ago 10 2018

Governo altera classes nas portagens

O Conselho de Ministros desta quinta-feira decidiu alterar as regras que definem as classes 1 e 2 nas portagens nacionais, correspondendo a uma reivindicação do sector automóvel nacional.

Assim, a classe 1 passará a incluir os veículos que têm peso bruto igual ou inferior a 2.300 kgs e cuja altura ao primeiro eixo não exceda os 1,30 metros (contra os actuais 1,10 metros), aumentando substancialmente a quantidade de veículos que passarão a beneficiar da “descida de classe”.

Na informação divulgada pelo Governo sobre o diploma que ajusta as classes 1 e 2 de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de autoestrada, está também incluído o cumprimento da “norma ambiental Euro 6 relativa às emissões automóveis“, no caso dos veículos integrados na classe 1.

O diploma vem adequar o quadro normativo nacional à legislação europeia em matéria de segurança rodoviária e de sustentabilidade ambiental dos transportes, promovendo a coerência no tratamento dado aos utilizadores das autoestradas“, lê-se na mesma informação.

O Governo ainda não adiantou quando é que a medida vai entrar em vigor, sendo certo que esta alteração das classes de portagens implica um processo de renegociação dos contratos com as concessionárias, que ainda não estará concluído.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/08/governo-altera-classes-nas-portagens/

Deixar uma resposta