Volkswagen prepara serviço de car-sharing

A Volkswagen está a acelerar o processo de desenvolvimento do seu ecossistema na área do software através de know-how próprio ou em conjunto com parceiros externos. O automóvel evoluirá para um “hub central na Internet das Coisas”.

A marca alemã irá investir 3,5 mil milhões de euros até 2025, direccionados para a criação de empresas e produtos digitais, incluindo uma plataforma alojada na cloud que permite ligar veículos e consumidores oferecendo serviços como o car-sharing. Parte desse investimento será canalizado para a finalização de um sistema operativo denominado “vw.OS”, que será introduzido nos modelos eléctricos da Volkswagen a partir de 2020.

No âmbito da sua ofensiva digital, a Volkswagen anunciou que lançará um novo serviço de partilha de carros totalmente eléctricos, com a marca “We Share”. A primeira frota de veículos será lançada na capital alemã,
Berlim, e incluirá 1.500 e-Golf quando o serviço começar a operar no segundo trimestre de 2019, a que se juntarão posteriormente 500 e-up!

Estes veículos serão gradualmente substituídos pelos primeiros modelos da nova família Volkswagen I.D. em 2020. O serviço será, depois, expandido a toda a Europa bem como a cidades seleccionadas nos Estados Unidos da América e no Canadá, sendo que o critério de selecção dá prioridade a cidades com mais de um milhão de habitantes.

O “We Share” será o primeiro serviço no novo ecossistema “Volkswagen We” destinado a não proprietários, levando para a estrada o conceito que é conhecido como car-sharing, garantindo a disponibilidade de veículos eléctricos para os clientes a qualquer momento. Numa etapa posterior, o serviço “We Share” será ampliado a veículos mais pequenos, como soluções de micromobilidade eléctrica.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *