BMW cria moto autónoma que dispensa motociclista

Nos últimos anos temos visto enormes avanços a nível dos carros autónomos, mas a BMW não quer que os veículos de duas rodas fiquem esquecidos, e já tem uma moto capaz de andar sozinha.

Quem visse esta BMW R1200GS a passar na rua ficaria surpreendido pela sua capacidade de rodar de forma surpreendentemente natural, inclinando-se nas curvas e tudo… mas sem nenhuma pessoa. Infelizmente (ou felizmente), não se trata de um sistema que a BMW espere comercializar em breve.

O objectivo desta moto autónoma é criar uma plataforma de testes para avaliar situações de segurança, permitindo criar perfis que ajudem a detectar quando um motociclista estiver a aproximar-se de situações complicadas, actuando de forma preventiva para as evitar.

Eventualmente, quem sabe, talvez num futuro mais distante este tipo de sistemas possa permitir que, no caso de um motociclista ficar incapacitado por algum motivo, a moto possa assumir o controlo e fazer uma paragem controlada num local onde isso possa ser feito em segurança.

 

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *