«

»

Set 28

Imprimir Artigo

DS 7 Crossback E-Tense 4×4: a versão híbrida do SUV da DS

Comercializado desde o início de 2018, o DS 7 Crossback vê, a partir de agora, a sua gama alargar-se a novos territórios, graças a uma proposta inédita: o DS 7 Crossback E-Tense 4×4.

Pela primeira vez, um SUV compacto conta com três motores – 1 térmico e 2 eléctricos – para combinar o suporte energético da gasolina e da electricidade, recarregável numa rede.

Sob o capôt aloja-se um motor a gasolina de 200 cv (147 kW), que surge associado a dois motores eléctricos de 109 cv (80 kW) e uma caixa automática de 8 velocidades electrificada EAT8. A potência combinada atinge os 300 cv e o binário é de 450 Nm, inteiramente explorado pela tracção às 4 rodas.

Em modo 100% eléctrico, o DS 7 Crossback E-Tense 4×4 consegue percorrer 50 kms em ciclo WLTP (e até 60 km em ciclo NEDC) graças a uma bateria de 13,2 kW/h, autonomia suficiente para os trajectos quotidianos em cidade, do tipo casa/trabalho, ou em autoestrada a uma velocidade máxima de 135 km/h. Quando a bateria se esgota ou quando as situações assim o exigem, o motor de combustão assume o seu papel.

Estão disponíveis diferentes modos de condução:

  • “Zero Emissões” é o modo por defeito, onde cada arranque é feito em modo eléctrico para privilegiar o conforto de condução, o silêncio de operação e a ausência de emissões de CO 2 e de poluentes
  • “Sport” privilegia a potência e o prazer de condução
  • “Híbrido” optimiza automaticamente a performance e os consumos, com emissões de CO 2 médias inferiores a 50 g/km
  • “4WD” acrescenta motricidade e aderência em trajectos molhados, com areia ou neve

Fruto da experiência adquirida na Fórmula E, o DS 7 Crossback E-Tense 4×4 regenera a energia eléctrica nas fases de desaceleração e travagem graças à função “Brake”, prolongando a sua autonomia. Outra função, denominada “E-Save”, permite reservar energia suficiente para rodar em modo 100 % eléctrico nos últimos 10 ou 20 quilómetros do trajecto.

A cartografia disponível no touchscreen do DS 7 Crossback E-Tense 4×4 indica ao condutor, em tempo real, o perímetro que pode ser percorrido em modo eléctrico, bem como as estações de carregamento disponíveis.

A bateria do DS 7 Crossback E-Tense 4×4 é recarregada em 2 horas numa tomada de parede dedicada de 32 A, graças a um carregador de 6,6 Kw, ou em 8 horas numa tomada clássica de 8 A.

O DS 7 Crossback E-Tense 4×4 garante uma habitabilidade idêntica à da versão térmica e um enorme volume de bagageira, graças à colocação das baterias sob o piso.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/09/ds-7-crossback-e-tense-4x4-a-versao-hibrida-do-suv-da-ds/

Deixar uma resposta