«

»

Set 04 2018

Ford utiliza drones para inspeccionar fábricas

Imaginemos que, de repente, uma simples inovação iria permitir executar uma função árdua, mas essencial, em apenas um décimo do tempo normalmente necessário, e sem os riscos de segurança sempre associados a trabalhos em altura.

É precisamente esta a realidade dos funcionários da Ford, que utilizam agora câmaras montadas em drones para inspeccionar, em total segurança, pórticos elevados, tubagens e áreas dos tectos da Fábrica de Motores Ford de Dagenham, no Reino Unido.

Anteriormente, a equipa efectuava estes importantes trabalhos de manutenção com recurso a plataformas elevatórias e andaimes para inspeccionar os pórticos com 40 metros de extensão que sustentam a maquinaria pesada existente na fábrica. Para inspeccionar todas as áreas, eram necessárias 12 longas horas de trabalho árduo.

Agora, com os pés bem assentes no chão e comandando drones equipados com câmaras GoPro, o pessoal da manutenção consegue inspeccionar detalhadamente todas as áreas em apenas 12 minutos. Todas as instalações da unidade de produção podem ser inspeccionadas em apenas um dia, incluindo zonas de difícil acesso, para garantir que todas as elas estão em bom estado de manutenção e em cumprimento com os rigorosos padrões de segurança.

Como refere Pat Manning, responsável pela maquinaria na Fábrica de Motores de Dagenham, “Costumávamos fazer piadas acerca de termos um robô para executar tarefas como mudar uma lâmpada, e que deveríamos era ter um drone para fazer esse tipo de coisas. Normalmente, tínhamos de escalar até 50 metros de altura para fazer as inspecções necessárias no tecto e nas zonas das máquinas. Agora, conseguimos inspeccionar toda a fábrica em apenas um dia, e sem que os nossos elementos corram os riscos associados aos trabalhos em altura.

Graças à poupança de tempo, as equipas de manutenção de Dagenham podem realizar inspecções mais frequentes, sem terem de encerrar algumas secções para montar os andaimes que eram então necessários.

Os drones da Ford estão também preparados para trabalhos de inspecção de tubagens, localização de fugas de ar e inspecção da maquinaria. A empresa está agora a avaliar a possibilidade de usar esta tecnologia noutras regiões.

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/09/ford-utiliza-drones-para-inspeccionar-fabricas/

Deixar uma resposta