Renault EZ-PRO: um veículo-robot concebido para a logística urbana

A Renault apresentou recentemente o protótipo EZ-PRO, um veículo-robot autónomo e eléctrico concebido especificamente para o transporte de mercadorias, particularmente no segmento designado de “último quilómetro”.

Num mundo em que a crescente urbanização fará com que, até 2030, mais de 70% da população resida nas cidades, não é apenas a circulação das pessoas que se impõe repensar. É também uma nova era que se abre para a circulação de produtos: rapidez, flexibilidade e fiabilidade são as novas expectativas dos consumidores, numa altura em que o número de compras online cresce exponencialmente. Esta procura por ritmos de entregas cada vez mais acelerados e rigorosos é acompanhada por condicionantes regulamentares cada vez mais restritas nas cidades e nos centros urbanos.

O Renault EZ-PRO é um protótipo de veículo-robot vocacionado para a logística urbana do último quilómetro. 100% eléctrico, conectado, autónomo e partilhado, o EZ-PRO é composto por dois elementos diferentes designados por “pods”, baseados na mesma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada para uma grande diversidade de utilizações e formatos.

O protótipo Renault EZ-PRO acompanha a evolução do tradicional motorista/distribuidor para a sua nova função de assistente. Aquele que organiza e supervisiona as entregas de uma frota completa de veículos, a partir do seu espaço de trabalho móvel.

Um “pod principal” autónomo

O “pod principal” do protótipo EZ-PRO pode efectuar entregas e, graças ao assistente, está apto a “conduzir” uma frota de “pods auxiliares” e a supervisionar as respectivas entregas.

  • É composto por duas partes distintas: uma cabina reservada ao assistente e um compartimento de carga para as mercadorias transportadas.
  • O “pod principal” está dotado de funções de condução autónoma que permitem ao assistente dedicar o máximo do seu tempo à supervisão e à organização das entregas dos vários “pods”, ou concentrar-se em
    outras tarefas de valor acrescentado.
  • A cabina, com um design simples e ergonómico, dispõe de um cockpit evolutivo, com duas configurações de utilização: uma posição lateral, que serve de escritório móvel, e uma posição orientada para a frente
    para controlar a condução.
  • Um joystick permite ao assistente dirigir e manobrar o veículo, quando o modo autónomo não está activado

“Pods auxiliares” sem condutor

Os “pods auxiliares” do protótipo EZ-PRO utilizam a mesma plataforma rolante que o “pod principal”, mas são totalmente moduláveis, em função dos pedidos dos clientes.

  • Os “pods auxiliares” funcionam de forma totalmente autónoma, sem condutor a bordo. Estes veículos são reversíveis, sendo a cor dos faróis (branco à frente e vermelho atrás) indicadora do sentido de
    deslocação.
  • Estão equipados com portas laterais que se abrem para cima, de forma a dar acesso ao compartimento de carga ou ao espaço de serviço, consoante a respectiva configuração

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *