Motor rotativo da Mazda regressa em versão de Extensor de Autonomia Eléctrica

A Mazda vai lançar em 2020 os seus primeiros veículos eléctricos, como parte do seu programa “Sustainable Zoom-Zoom 2030”, de desenvolvimento tecnológico a longo prazo.

A Mazda vai começar por lançar dois veículos eléctricos alimentados a bateria. Um deles irá apenas recorrer à bateria como fonte de energia, solução que na segunda proposta contará com um extensor de autonomia, sob a forma de um excepcionalmente pequeno, leve e silencioso motor rotativo.

O extensor de autonomia irá recarregar a bateria sempre que necessário, permitindo aumentar a autonomia do veículo, eliminando os níveis de ansiedade inerentes a esta solução, que ainda continua a preocupar uma elevada percentagem de utilizadores de veículos eléctricos a bateria.

A pequena dimensão e a elevada potência do motor rotativo possibilitam a adopção de múltiplas soluções tecnológicas de electrificação através de um layout partilhado. Aproveitando a compatibilidade do motor rotativo com os denominados combustíveis gasosos, o extensor de autonomia rotativo foi projectado para, também ele, queimar gás liquefeito de petróleo e tornar-se numa fonte de energia eléctrica, em casos de emergência.

Antecipando que os motores de combustão interna combinados com alguma forma de electrificação serão responsáveis por 95% dos veículos que irá produzir em 2030 (sendo os
restantes 5% de veículos eléctricos a bateria), a Mazda irá continuar a focar-se na maximização da eficiência do motor de combustão interna, sendo exemplo o seu novo motor SKYACTIV-X a gasolina, de nova geração, que provoca a combustão através da ignição por compressão.

A Mazda comprometeu-se a reduzir as suas emissões de CO 2 “Well-to-Wheel” em 50% até 2030, face aos níveis de 2010, e em 90% até 2050. Mas a empresa também está empenhada com a filosofia da solução certa na hora certa e – dado que a disponibilidade de energia e que a fonte de alimentação automóvel variam de região para região – no lugar certo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *