«

»

Out 29 2018

Tesla volta a “fintar” críticos com regresso aos lucros

A Tesla tem sido a marca automóvel mais mediática dos últimos anos, não só pela positiva como também pelas muitas acusações e previsões de que estaria condenada ao fracasso. A recente apresentação de resultados veio demonstrar que esses receios seriam exagerados… uma vez mais.

Depois de muitos erros e atrasos, a Tesla está finalmente a produzir os Model 3 em quantidades significativas. Com isso, chega também – finalmente – o muito esperado alívio financeiro, retirando a empresa das contas negativas que manteve durante os últimos dois anos. Algo que apanhou alguns dos críticos de surpresa mas que se limita a replicar o comportamento que a empresa tem tido desde a sua origem.

Elon Musk nunca escondeu que a sua missão com a Tesla era criar um carro eléctrico “para todos”, mas que para o poder fazer seria necessário um plano que fosse auto-sustentável, começando por um automóvel de gama alta (Model S) cujo lucro permitisse lançar outro modelo (Model X), cujo lucro permitiria a produção do tal modelo mais económico (o Model 3).

É precisamente isso que o dinheiro que a Tesla detém tem demonstrado. A empresa endivida-se na fase de desenvolvimento de um novo veículo, até finalmente começar a ganhar dinheiro quando o lança. Mas logo de seguida arranca o desenvolvimento de um novo, voltando ao saldo negativo; e novamente regressando ao positivo após começar a vendê-los. Isso aconteceu com o Model S, o Model X… e agora repete-se, em muito maior escala (tanto negativa como positiva), com o Model 3.

Resta agora esperar que o maior volume dos Model 3 possa servir para estabilizar este ciclo, de modo a que o futuro Model Y, o novo Roadster e o camião já não afectam as suas contas de forma tão dramática. Enquanto isso, o resto dos fabricantes começa a constatar que, mesmo que quisessem produzir veículos eléctricos a esta escala não teriam baterias suficientes para o fazer, e vão-se convencendo da necessidade de acelerar o passo.

Publicado originalmente no AadM

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/10/tesla-volta-a-fintar-criticos-com-regresso-aos-lucros/

Deixar uma resposta