NASA aprova para-quedas supersónico para aterrar em Marte

A NASA concluiu com sucesso o terceiro teste do para-quedas que irá ser responsável por fazer aterrar em segurança o maior e mais pesado rover em Marte.

Fazer aterrar um rover em Marte é de importância crítica, e daí a importância de garantir que o para-quedas responsável pela sua desaceleração na atmosfera consiga cumprir a sua missão sem falhas. Este foi o terceiro e mais exigente teste, que elevou uma carga de teste até 37km de altitude, zona em que a densidade atmosférica é semelhante à que existe a 10km de altitude em Marte – altitude na qual o para-quedas será posto em acção para iniciar a desaceleração do rover Mars 2020.

O teste foi um sucesso, validando a utilização do mesmo para o Mars 2020, e também batendo o recorde de resistência de um para-quedas supersónico. O para-quedas foi activado a Mach 1.8 (1.8 vezes a velocidade do som, ou seja, mais de 2200Km/h) e suportou uma força de 37 toneladas, carga que é 85% superior à que se espera que terá que suportar durante a missão Mars 2020.

… A estas velocidades, o para-quedas ficou completamente insuflado em apenas 0.4 segundos – que podem ser apreciados de forma mais lenta no vídeo que se segue.

 

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *