«

»

Nov 01 2018

Roubo de Tesla Model S quase era evitado pelo cabo de carregamento

No Reino Unido, o dono de um Tesla Model S viu o seu automóvel ser roubado durante a noite, sendo que a maior dificuldade dos ladrões não foi abrir o carro mas sim desligá-lo do cabo de carregamento.

Embora os Tesla sejam automóveis apetecíveis para os ladrões, têm também a condicionante adicional de serem veículos que, devido ao facto de estarem em contacto quase permanente com a Tesla, complicam a tarefa aos amigos do alheio. Nos EUA, dos 115 Tesla que foram roubados, de 2011 até Maio de 2018, o impressionante número de 112 acabaram por ser recuperados.

Neste caso, os ladrões entraram com facilidade neste Model S, utilizando o sistema de retransmissão do sinal da chave – com um dos ladrões a rodear a casa em busca do sinal da chave, retransmitindo ou amplificando o sinal de modo a que o seu cúmplice, perto do carro, o conseguisse abrir como se fosse o dono legítimo. A parte mais caricata acontece a seguir, quando estes ladrões “especializados” que abriram o Model S em segundos e tiveram o cuidado de desactivar o acesso remoto para impedir a sua localização, parecem não saber como remover o cabo de carregamento, com todo o caso a ter sido apanhado por uma câmara de vigilância.

Este tipo de roubo tem estado a aumentar, fazendo com que a conveniência dos sistemas de acesso imediato com as chaves “wireless” (naqueles casos em que não é necessário carregar em nenhum botão para abrir o carro) se torne também numa grande conveniência para os ladrões. A única forma de se precaverem contra este tipo de ataques consiste em guardar a chave numa bolsa que bloqueie o sinal – embora com isso se perca o factor conveniência que, à partida, se deseja num sistema destes – ou desactivar essa forma de acesso. No caso dos Tesla, existe também a possibilidade adicional de definir um código PIN de desbloqueio do carro, de modo a que mesmo para quem tenha a chave ou consiga entrar por meio desta técnica, não possa conduzir o carro se não souber o PIN.

 

Publicado originalmente no AadM

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/11/roubo-de-tesla-model-s-quase-era-evitado-pelo-cabo-de-carregamento/

Deixar uma resposta