Microfones nos automóveis poderão detectar avarias antes de se tornarem graves

Acredito que um respeitável número de pessoas já terá passado pela situação de ir a um mecânico dizendo que o seu carro estava a fazer um ruído estranho. A 3DSignals quer levar isso ainda mais longe, e usar microfones e inteligência artificial para escutar os automóveis e detectar problemas antes de se tornarem graves.

Para aqueles que têm “ouvidos para a coisa”, o som é uma importante ferramenta de diagnóstico. Num automóvel, mesmo antes de qualquer problema se fazer sentir ou de alguma luz ou mensagem se acender no painel de instrumentos, é bem provável que se tenha notado uma qualquer alteração na sonoridade do veículo (sendo certo que com o crescente isolamento dos veículos já não temos o mesmo tipo de sonoridade que nos carros de décadas passadas).

A 3DSignals é uma empresa que se dedica a criar ferramentas de detecção de problemas escutando o som das máquinas, e que acha que a colocação de microfones nos automóveis poderá permitir detectar todo o tipo de problemas de forma precoce, direccionando o condutor para a oficina mesmo antes dos problemas se fazerem notar.

É uma tecnologia que fará ainda mais sentido se assumirmos frotas de veículos autónomos, que necessitarão de uma gestão mais eficiente e automatizada, e onde estes sistemas de detecção poderão evitar atrasos desnecessários caso um automóvel avarie na estrada, não só transtornando os passageiros como também tendo as inevitáveis consequências em termos de trânsito.

 

https://youtu.be/VgOEt_gcfOY

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *